O advento da internet nos abriu um novo mundo de possibilidades que pode e deve ser explorado. Entretanto, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que muitas pessoas se utilizam desse artifício para cometerem crimes. O que muitas pessoas não sabem, é que os crimes virtuais também são crimes reais e que devem ser denunciados. Para isso, é importante saber quais são eles. Então, continue lendo este artigo para saber mais!
O advento da internet
Como dito anteriormente, o advento da internet nos possibilitou descobrir um novo mundo, nos deu a oportunidade de nos conectarmos com pessoas de diferentes lugares ao redor do globo, além de nos deixar sempre informados e oferecer momentos de distração que podem ser bastante proveitosos. Porém, por outro lado, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, muitas pessoas utilizam esses benefícios para praticarem diversos tipos de crimes.
O que é o crime virtual?
O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que a legislação brasileira enquadra como crime virtual ou crime cibernético, qualquer tipo de ação que tenha como objetivo gerar danos a determinados indivíduos, através de uma rede de computadores ou de dispositivos eletrônicos que estejam conectados. Pela abrangência dos casos, muitas pessoas não sabem quais são os crimes cibernéticos.
Quais são os principais tipos de crimes virtuais?
Para estar atento às ações, é necessário conhecê-las. Nesse sentido, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, é considerado como crime virtual roubo de dados financeiros, invasão de computadores, extorsão cibernética, violação de direitos autorais, venda de itens ilegais na internet, propagação de discurso de ódio nas redes sociais, jogos virtuais de azar e diversos outros.
Além disso, existe uma classificação para determinados tipos de crimes. A classificação leva em consideração seu objetivo e seu alvo. Sendo assim, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, temos os crimes puros que têm como objetivo atingir uma rede de computadores; crimes mistos que procuram atingir os bens da vítima e não apenas seu computador e os crimes comuns que se utilizam a internet para realizarem ações criminosas.
O que fazer ao sofrer um crime virtual?
Se você foi vítima de um crime virtual, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS aconselha que você faça uma denúncia online pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, além de fazer um Boletim de Ocorrência, na delegacia mais próxima da sua residência. Assim, o caso poderá ser tratado com a devida seriedade, de forma que os culpados venham ser punidos de acordo com a lei.
Por fim, é importante saber que, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o que é feito na internet não fica apenas na internet, muito pelo contrário, esse tipo de ação pode trazer consequências graves. Então, além de monitorar o seu próprio uso, fique atento a qualquer tipo de ação desse caráter e não deixe de denunciar caso seja vítima de criminosos virtuais.