Certamente, você já deve ter escutado alguém dizer que treina abdômen todos os dias, não é mesmo? O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que a correta constância dos exercícios abdominais é um fator polêmico e muito discutido entre os amantes de academia, mas o que seria certo e errado? Pensando nisso e na grande dúvida dos praticantes de musculação, siga a leitura do artigo até o final e compreenda melhor como funciona o treino de abdômen.
Caso você não saiba, o abdômen, assim como qualquer outro músculo do nosso corpo, deve ser exercitado com o fito de hipertrofia-lo e consequentemente, trazer uma definição para área. Assim, seria ideal fazer abdominal todos os dias? Como cita o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, sabe-se que este é um hábito muito comum entre os que frequentam tanto a academia, quanto aqueles que se exercitam em casa. Mas poucos esquecem que todo músculo precisa de descanso para se desenvolver!
Por que fazer treino de abdômen?
As pessoas que exercitam esse tipo de exercício, prezam por um abdômen forte e definido, que contribua para uma melhor estética corporal. Todavia, poucos sabem que esse tipo de treino também traz imensas vantagens à saúde do corpo, visto que auxilia na melhora da postura e sustentação corporal, uma vez que também fortalece a região do core. Além disso, sabemos que realizar exercícios localizados contribuem para a perda de gordura, não só na barriga mas em todas as regiões do corpo.
Se você pretende ter uma maior estabilização do seu tronco, não deixe de incluir esses exercícios no seu treino. Como o treino de abdômen trabalha os músculos associados ao tronco, esse é fortalecido e acaba criando uma maior estabilidade, assim sua prática é fundamental para o equilíbrio da coluna lombar e da cintura pélvica. Logo, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez acrescenta que o treino possibilita a formação de uma caixa protetora para os órgãos, já que a musculatura da região é fortalecida, assim como as costas e o assoalho pélvico.
Mas preciso treinar todos os dias?
Os profissionais de educação física e personal trainers, recomendam que o treino de abdômen não seja feitos todos os dias e sim que haja um intercalamento de dias, já que o músculo abdominal tende a se recuperar no prazo de um a dois dias, dependendo da intensidade do treino e do condicionamento físico do aluno. Mas o que define a frequência ideal, justamente o estímulo e a recuperação do músculo exercido.
Logo, como explica o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, a ideia do treino de abdômen é causar fadiga ao músculo, estímulo este que gera o seu processo inflamatório e tem como causa o seu crescimento. Assim, mesmo sendo um músculo que tenha como pretensão a definição, para que fique aparente, ele necessita hipertrofiar, todavia é somente na recuperação muscular que o músculo cresce, quando passa a se adaptar aquele estímulo.
Agora que você conheceu como funciona esse tipo de treino, vamos colocá-lo em prática? Lembre-se de consultar um personal trainer que tenha conhecimentos qualificados na área, uma vez que com esse acompanhamento, é possível que ele adapte seu treino conforme suas necessidades e condições físicas. Portanto, como menciona o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, com treinos intervalados entre os dias, é possível que o aluno tenha um maior controle acerca do descanso de cada músculo, evitando problemas quanto a lesões locais.