Você já ouviu falar sobre modelos de negócios? Conhece quais os tipos aplicados às farmácias? O empresário Manoel Conde Neto entende que o conceito de modelo de negócios pode ser dividido em três vertentes: modelo de público, modelo de receita e modelo de negócio, sendo que trata-se do modo como a empresa pretende gerar e entregar valor aos seus clientes — ou seja, sua estrutura de serviço. Pensando nisso e na importância de se conhecer os principais modelos de negociação nas farmácias, siga a leitura deste artigo e entenda melhor esse conceito.
De início é importante entendermos a importância de se obter um modelo de negócios. Na visão do empresário Manoel Conde Neto, essa escolha de modelo dita toda a estrutura interna do seu negócio, além de possuir relação direta com as metas e objetivos a serem atingidos no ramo. Sendo assim, trata-se de uma grande decisão para o empreendedor, e no caso do setor da farmácia deve ser muito bem pensado, pois preza pelo bem-estar populacional. Sabendo disso, confira abaixo os principais modelos de negociação para a indústria farmacêutica:
- Mercantilista
Quando falamos desse modelo de negócio, estamos nos referindo a uma valorização dada a um maior mix de produtos diversificados, no caso da farmácia, a comercialização de produtos fora do quesito saúde. Mas quais produtos escolher para venda nesse tipo de estabelecimento? Como pensa o empresário Manoel Conde Neto, a ideia é voltar o seu olhar para as necessidades e razões de compra dos consumidores. Caso você não saiba, como previsto na Constituição Federal, é permitido que farmácia usufrua da venda de produtos correlatos.
- Legalista
Esse modelo possui como principal objetivo realizar um serviço que esteja em conformidade específica com a lei. Nesse contexto, como o nome diz, é um modelo que segue com rigor a legalidade e, claramente, estar em conformidade com a lei possui imensas vantagens. Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, uma das principais vantagens está a imagem de consistência da empresa, demonstrando transparência e solidez nos serviços oferecidos pelo seu negócio.
- Imaginário
Já quando nos referimos ao modelo imaginário de negócio, este por sua vez se assemelha ao modelo tradicional de farmácia, dito mais conservador. Como assimila o empresário Manoel Conde Neto, dentre os três tipos citados, este é aquele que vê o estabelecimento da farmácia, como um local puramente voltado para a comercialização de produtos destinados à saúde. Neste caso, vale mencionar que a venda possui uma distribuição de produtos específicos, restringindo o seu público-alvo.