Para Marcio Alaor de Araujo, influente empresário do setor financeiro, não é novidade que fazer um planejamento das finanças pessoais é essencial para aqueles que não querem que o dinheiro tome as rédeas de sua vida e, sim, o contrário. No entanto, para isso, é necessário deixar de simplesmente se atentar às dicas sobre o que fazer para ter um bom planejamento, mas também às dicas que te ajudarão a não cometer pequenos ou grandes erros.
Isso porque, nem só de acertos vive o homem, mas de erros também, não é mesmo? Mas, no que cerne ao planejamento financeiro, Marcio Alaor de Araujo é claro: é necessário acertar com dicas daquilo que funciona, mas ignorar as margens de erro, é um equívoco ainda maior. Nesse sentido, se você quer descobrir os 4 principais erros para não cometer na hora de fazer seu planejamento financeiro, acompanhe até o final!
Não separar pessoa física da jurídica
Se você tem uma empresa, saiba que, no que cerne ao planejamento e organização de finanças, não separar a pessoa física da jurídica pode ser o seu maior erro! Isso porque, de acordo com o renomado Marcio Alaor de Araujo, o fluxo de caixa da sua empresa pode acabar sendo comprometido e, certamente, não é isso que você deseja, não é mesmo?
Utilizar cheque especial e cartão de crédito como renda
Apesar de parecer algo absurdo para algumas pessoas, saiba que o cheque especial e o cartão de crédito ainda são um grande auxílio para muita gente. No entanto, isso é, certamente um problema; não à toa, Marcio Alaor de Araujo aconselha: tenha o cartão de crédito como uma auxílio de emergência, isto é, um aliado para usar apenas quando não houver saída, e, quanto ao cheque especial, o melhor a fazer é pedir o cancelamento do mesmo.
Não definir metas
O planejamento financeiro possui um objetivo geral: evitar o seu endividamento e te ajudar a economizar, ainda que pouco. No entanto, se você não definir metas, de nada valerá isso, afinal, você estará fazendo algo que objetivo algum. Na prática, Marcio Alaor de Araujo, que possui larga experiência com planejamento de finanças pessoais, aconselha: defina o que você quer fazer com o dinheiro que conseguir economizar, isto é, guardar dinheiro e formar um patrimônio, casar, ou fazer uma viagem, por exemplo?
Não pensar na aposentadoria
Por fim, mas não menos importante, o empresário Marcio Alaor de Araujo comenta que não pensar na sua aposentadoria na hora de fazer um planejamento financeiro pode ser um de seus maiores erros, afinal, trata-se do seu futuro. No entanto, na prática, pensar na mesma, para você que não sabe, significa investir parte do seu dinheiro e procurar as melhores opções de acordo com o seu perfil. Por isso, não hesite em se preocupar com a mesma!