Para quem deseja se tornar um investidor, o especialista Adriano Rodrigues Fim pontua que, desde o início, o caminho para o sucesso é contar com uma carteira de investimentos diversificada. Afinal, todo investimento envolve um risco e, para que o seu patrimônio não seja prejudicado, é preciso balancear os investimentos, considerando diferentes classes de ativos e suas características únicas.
Mas, afinal, como é possível fazer isso? Quais os melhores investimentos para quem deseja construir um portfólio diversificado? Se essas também são suas perguntas, então acompanhe a leitura desse artigo até o final e confira tudo o que você deve saber para ter mais sucesso nos investimentos!
O que é uma carteira de investimentos?
Para começar a entender sobre o assunto, antes de mais nada, é preciso compreender o que é, exatamente, uma carteira de investimentos. De acordo com o empresário Adriano Rodrigues Fim, ela consiste em um grupo de ativos que pertence a um mesmo investidor. Normalmente, os ativos são de diferentes origens, podendo ser ações, fundos imobiliários, títulos públicos e muitos outros.
Conheça o seu perfil investidor
Na hora de montar a sua carteira de investimentos, uma etapa que não pode faltar é a de identificação do seu perfil investidor. Isso pois, para ter mais sucesso e não se frustrar com os resultados de seus investimentos, é preciso entender quais os seus objetivos, os riscos que está disposto a correr e quais os melhores ativos que se adequam às suas necessidades. Confira alguns dos principais ativos para iniciar a sua carteira:
1. Ações:
Segundo o empresário Adriano Rodrigues Fim, as ações são uma parte fundamental de qualquer portfólio diversificado, oferecendo potencial de crescimento a longo prazo. Pois, investir em empresas estabelecidas com histórico de crescimento sólido e perspectivas futuras mais promissoras pode ajudar a impulsionar os retornos do seu portfólio. Além disso, diversificar entre diferentes setores e regiões geográficas pode ajudar a reduzir os riscos que envolvem o mercado.
2. Títulos:
Os títulos são uma classe de ativos conhecida por sua estabilidade e capacidade de gerar renda. Eles são especialmente importantes para investidores que buscam proteger seu capital e reduzir a volatilidade em seus portfólios, ou seja, para quem não quer correr muitos riscos. Títulos do governo, títulos corporativos e títulos municipais são algumas das opções disponíveis para os investidores, cada uma com diferentes níveis de risco e retorno.
3. Imóveis:
Por fim, investir em imóveis oferece uma forma única de diversificação, pois não está diretamente relacionado com os mercados financeiros, destaca o conselheiro de fundos Adriano Rodrigues Fim. Nesse tipo de investimento os investidores podem optar por investir diretamente em imóveis, através da compra de propriedades, ou indiretamente, por meio de fundos imobiliários (REITs).
Monitoramento da carteira de ativos
É muito importante notar que, para ter mais segurança com os seus ativos, contar com uma carteira diversificada é a melhor opção. Além disso, conforme o investidor Adriano Rodrigues Fim, é necessário estar sempre atento para as mudanças no mercado financeiro para que a sua carteira se adeque com a situação econômica atual. Assim, você pode conquistar um patrimônio seguro e muito mais vantajoso.