Logo quando alguém começa a pensar em como investir, muitas dúvidas surgem. Segundo o empresário Saul Sabbá, isso acontece porque o mercado financeiro é amplo e oferece muitas opções de investimento. Para tornar a jornada do investidor mais leve e fácil, confira quais decisões você deve tomar antes de começar a aplicar o seu dinheiro.
Afinal, o que é investir?
Para Saul Sabbá, a melhor definição de investir é pegar uma determinada quantia de dinheiro e tentar transformá-la em mais dinheiro no futuro. Isso só acontece se o investidor souber exatamente a coisa certa a se fazer para obter esse resultado com os vários tipos de ativos disponíveis no mercado financeiro. Investir nada mais é do que gerar capital financeiro, por isso é importante saber o que fazer para não perder o que foi investido.

O que eu preciso saber antes de fazer um investimento?
O que muita gente não sabe é que investir não é complicado e muito menos coisa de gente rica. Segundo Saul Sabbá, a coisa que mais impede as pessoas de começar a investir é não saber por onde começar ou o que fazer. Não ter um objetivo é uma das principais perdas de capital investido. Portanto, leia mais sobre o que você precisa saber antes de fazer seu primeiro investimento:
Conheça o seu perfil de investidor
Como mencionado, existem muitos produtos de investimento no mercado financeiro e há também muitas características que diferem um do outro. E não, o investidor não precisa saber todos antes de começar a investir, mas sim se atentar ao seu próprio perfil. Isso porque, se você for alguém mais conservador, sua busca será por investimentos de renda fixa. Agora, se seu perfil é mais agressivo, você apostará em renda variável.
Defina os seus objetivos
Definir um objetivo é o passo fundamental para te ajudar a escolher em qual lugar aplicar o seu dinheiro. Afinal, você precisa saber em quanto tempo quer sacar o lucro do investimento. Vai ser em curto ou longo prazo? Dependendo da resposta, a estratégia precisa ser diferente.
Para Saul Sabbá, além de definir quais são os objetivos, o novo investidor precisa manter uma reserva de emergência para casos de imprevistos. O ideal é construir primeiro a reserva e depois escolher os ativos de investimentos
Conheça as corretoras
Para começar a sua jornada como investidor, é preciso fazer um cadastro em alguma corretora cadastrada na B3 e não na própria bolsa. Isso porque, é a corretora que fará a intermediação entre o investidor que quer comprar um ativo e a B3. Segundo Saul Sabbá, essa negociação é feita por meio de plataformas ou telefone e são chamadas de home broker.
Entretanto, antes de escolher a corretora que irá te representar, verifique os produtos oferecidos, as taxas que serão cobradas, se os analistas são qualificados e se os serviços de atendimento são acessíveis aos clientes. Essas informações fazem total diferença para a experiência de quem vai investir.