Você já se deparou com os nomes CRI e CRA e se perguntou sobre o que eles significavam? Para Valdir Piran Jr — fundador do Intrabank —, é interessante conhecer sobre esses dois tipos de investimentos. Isso porque, eles correspondem a modalidades de renda fixa, que podem ser escolhidas pelas pessoas na hora de investir. Quer entender mais sobre essas opções? Então, continue a leitura deste artigo até o final!
CRI e CRA, o que são?
Ao começar a investir, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado, não é mesmo? Dentre elas, duas que merecem destaque são as dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e o Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRAs), que são investimentos de renda fixa emitidos pelo setor do agronegócio e de imóveis. Desse modo, as instituições desses dois ramos disponibilizam os títulos — que serão adquiridos pelos investidores — para captar recursos.
Quais as características do CRI e CRA?
Como citado anteriormente, o CRI e CRA são investimentos de renda fixa, logo, é possível que os investidores tenham uma previsibilidade sobre os rendimentos. Além disso, essas duas opções são isentas de Imposto de Renda, característica que as tornam mais atraentes para o público. Vale ressaltar, que a remuneração dessas alternativas podem ser prefixadas, pós-fixadas ou híbridas. Conforme pontua Valdir Piran Jr, é importante conhecer sobre essas possibilidades.
Como investir no CRI e CRA?
O processo para investir no CRI ou no CRA é semelhante a outros investimentos de renda fixa. Dessa maneira, é necessário criar uma conta em alguma corretora de valores, que irá disponibilizar os títulos desses dois segmentos, bem como as suas características. Assim, basta escolher uma opção e transferir o dinheiro que será aplicado. É fundamental optar por instituições que sejam confiáveis para evitar qualquer tipo de problema.
Quais são as vantagens de investir nestas opções?
Agora que você conheceu sobre essas duas opções, pode surgir a seguinte questão: quais as vantagens de escolhê-las? Nesse sentido, saiba que existem alguns benefícios em investir nos títulos do CRA e CRI, como por exemplo, os rendimentos que costumam ser maiores do que outras alternativas de renda fixa. O presidente do conselho do Interbank, Valdir Piran Jr, entende que é importante levar em consideração esse detalhe.
Além disso, o fato desses investimentos serem isentos do Imposto de Renda também contribui para que eles tenham uma rentabilidade maior. Se comparado a outros títulos, como os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), eles apresentam melhores rendimentos. Desse modo, se você procura por opções que tenham essas características, saiba que os Certificados de Recebíveis podem ser interessantes.
Quais são as desvantagens?
Todavia, vale ressaltar que existem alguns pontos negativos em escolher essas duas opções, como por exemplo, o fato delas não possuírem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Com isso, esses investimentos se tornam menos seguros que os demais de renda fixa. Para Valdir Piran Jr, é fundamental levar em consideração esse ponto antes de investir. Através disso, é possível entender se os Certificados de Recebíveis são a escolha certa para você.