Conforme comenta Bruno Burilli Santos, que também é advogado, você já deve ter notado que enquanto muitas pessoas conseguem captar um conteúdo de forma simples, outros precisam se dedicar o triplo de tempo para conseguir o mesmo, não é verdade? E como você já deve saber, isso só acontece porque o processamento de informações varia de pessoa para pessoa, por isso, o que para alguns pode ser uma informação totalmente banal, outros precisam entender conceitos ainda mais difíceis para captar a informação.
Mas se disséssemos que existe uma estratégia simples para conseguir compreender qualquer tipo de assunto de maneira fácil e rápida, independente da sua capacidade mental, você acreditaria? Bom, essa prática consiste no método de ensino, isto é, ao invés de tentar entender um conteúdo a todo custo, a estratégia seria tentar ensinar parte dele até você mesmo conseguir compreender o tema completamente, e para a sua felicidade, esse método é totalmente válido para entender as leis e os seus conceitos. Por isso, se você é um estudante de Direito e quer se destacar em sua área, que tal ler esse artigo até o final?
Ensinar para aprender: como funciona o processo
Para o Doutor Bruno Burilli, a prática de ensinar na hora de aprender algo é um ato bastante comum e utilizado pelos melhores profissionais durante muitos séculos. Essa estratégia consiste, resumidamente, em conseguir a informação mais básica possível acerca do que você quer entender, e tentar transmiti-la como se você tivesse o dever de passar o conteúdo para frente.
Com isso, o seu cérebro terá que adaptar todo o conceito adquirido para informar a alguém da maneira mais clara possível. Os professores, por exemplo, são pessoas que, ainda que tenham a capacidade mental ainda mais apta para compreender determinado assunto, entendem, na maioria das vezes, sobre o tema após tentar transmiti-los para seus alunos, logo, é exatamente assim que eles se tornam expert em suas profissões.
Quais as maneiras mais viáveis para fazer isso
Bom, mas sendo um estudante de Direito, você deve estar se perguntando: quais os métodos mais viáveis para realizar tal ação? Até porque, não são todos que têm a oportunidade de ensinar terceiros sobre as leis e os seus conteúdos, não é verdade? Felizmente, conforme explica Bruno Burilli, existem 3 táticas infalíveis para conseguir isso. Observe a seguir:
- Conversando com os amigos do ramo do Direito;
- Criando uma situação hipotética na qual você precise explicar sobre algum tema ou lei para alguém;
- Aplicando algumas definições do Direito em um jantar em família.
Contudo, é sempre bom lembrar que no último caso é importante estar atento para não se tornar aquele parente chato da reunião em família, não é mesmo? De todo modo, vale a pena investir nesses hábitos simples e totalmente eficazes para conseguir entender ainda mais sobre os conceitos do Direito, pois como bem sabemos, não é tão simples se tornar um advogado expert do dia para a noite.
Quais são as vantagens obtidas após a frequente prática dessa ação
E após investir em uma, duas, ou nas três estratégias mencionadas, conforme pontua o advogado Bruno Burilli Santos, a principal vantagem, além da capacidade adquirida em compreender novos temas de maneira certeira, é garantir um repertório ainda maior, e quem sabe, se tornar o próximo Doutor no ramo do Direito. E você, vai começar essa prática quando?